Quem somos
Este site é dedicado a divulgar informações e atividades desenvolvidas pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, a SAB Sul, e também pelas Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani, o JAAG. Atualmente, SAB Sul e JAAG trabalham em parceria para a realização do XIII Encontro da SAB Sul e da V Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani. O evento que vai receber esse duplo encontro terá como sede a Faculdades Integradas de Taquara, a FACCAT, e o Museu Arqueológico do RS, em Taquara, e está agendado para acontecer entre 12 e 16 de agosto de 2024
SAB Sul
A SAB Sul foi a primeira organização regional a ser efetivada após a criação, no ano de 1981, da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). Assim, as suas atividades são vinculadas à SAB Nacional, e abrangem os três estados do Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O primeiro encontro da SAB Sul foi realizado no Instituto Anchietano de Pesquisas, no estado do Rio Grande do Sul, em setembro de 1998. Naquela ocasião, possuía um formato mais parecido ao de uma reunião científica, e o número de profissionais ainda era reduzido, contando com a seguinte comissão organizadora: Pedro Augusto Mentz Ribeiro, Pedro Ignácio Schmitz, Adriana Dias, André Jacobus, Cláudio Carle, Dione Bandeira, Fernanda Tochetto, Jairo Rogge, Luís Symanski e Marcus Beber.
Desde então, os encontros passaram a acontecer bianualmente, no intervalo do Congresso Nacional da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), quando também se escolhe a próxima comissão gestora do evento, sempre composta por integrantes de cada um dos três estados do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), que se revezam para sediar o evento.
Entre 1998 e 2022 foram realizados 12 encontros:
1998: I Encontro, no Instituto Anchietano de Pesquisas/Unisinos, cidade de São Leopoldo, estado do Rio Grande do Sul
2000: II Encontro, na cidade Joinville, estado de Santa Catarina
2002: II Encontro, na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul
2004: IV Encontro, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), cidade de Criciúma, estado de Santa Catarina
2006: V Encontro, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), cidade Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul
2008: VI Encontro, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), cidade de Tubarão, estado de Santa Catarina
2010: VII Encontro, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), na cidade de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul
2012: VIII Encontro, no Museu Paranaense, cidade de Curitiba, estado Paraná
2014: IX Encontro, na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), cidade de Joinville, estado de Santa Catarina
2016: X Encontro, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul
2018: XI Encontro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade de Curitiba, estado do Paraná
2022: XII Encontro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), na cidade de Chapecó, estado de Santa Catarina
JAAG
As Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani (JAAG) é um espaço que reúne investigadores de distintos países do Mercosul interessados na temática Guarani, e cujo objetivo principal é o de apresentar os resultados das suas últimas investigações, bem como o de discutir o estado de conhecimento sobre a temática.
Organizado pelos pesquisadores Daniel Loponte e Alejandro Acosta, o primeiro encontro aconteceu no Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, na cidade de Buenos Aires (Argentina), em 2009, com um número reduzido de trabalhos. Desde então, os encontros seguem ocorrendo em conjunto com outras reuniões científicas regionais e de escopo mais amplo, como o Congreso Internacional de la Cuenca del Plata e o Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Sul), e tem, assim, agregado um número maior de trabalhos apresentados. Na última edição ocorrida em Pelotas (RS), por exemplo, foram 27 trabalhos orais apresentados.
Entre 2009 e 2022 ocorreram 4 encontros:
2009: I Jornada, no Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina)
2011: II Jornada, na Universidad Maimónides de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Argentina)
2016: III Jornada, na Universidad Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul (Brasil)
2022: IV Jornada, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), na Cidade de Chapecó, Santa Catarina (Brasil)